sexta-feira, 31 de agosto de 2012

ATIVIDADE 2.7: EXECUÇÃO DO PLANEJAMENTO JÁ REALIZADO EM GRUPOS, A DISTÂNCIA, INTERVENÇÃO: EXECUÇÃO, OBSERVAÇÃO E REGISTRO

CURSO: ENSINANDO E APRENDENDO COM A TIC
TUTORA: CRISTIANE VICENTE

PROFESSORA 1: Iêda Cotrim
PROFESSORA 2: Lindalva Jorge
PROFESSORA 3: Marcela Pitarro
PROFESSORA 4: Maria Elisa Mantovani  
PROFESSORA 5: Vanilde Pitarro 
 
ESCOLA MUNICIPAL ELIAS ABRAHÃO - EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL – LOBATO - PARANÁ 

O QUÊ?
Letra “J” (grafema e fonema)

PARA QUÊ?
Reconhecer a letra “J” e seu respectivo grafema/ fonema;
  • Perceber que o “J” é uma letra sonora;
  • Utilizar a letra “J” em jogos e brincadeiras.
PARA QUEM?
16 alunos do INFANTIL IV, com idades entre 4 e 5 anos.

QUANDO?
29 de agosto de 2012

COMO?
Acompanhar as crianças ao LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA e pedir que se acomodem 2 a 2 nos computadores, para assistirem um vídeo no YOU TUBE “O JACARÉ”, do grupo Oficina de Arte.


QUESTIONAMENTOS:
  • Vocês já conheciam essa música?
  • Alguém sabe cantar outra música do “JACARÉ”?
  • Qual é a letra inicial da palavra “JACARÉ”?
  • Qual é o som (fonema) que esta letra tem?
  • Diga outra palavra que comece com J...
Explicar que brincaremos com um jogo muito legal (no computador) e que, para começar, terão que encontrar a letra “J”. Neste jogo, as crianças deverão relacionar o grafema “J” ao fonema /j/ em figuras (início, meio e fim), distinguindo-o de outros grafemas/fonemas.









Fonte: ALFABETIZAÇÃO FÔNICA COMPUTADORIZADA de Alessandra Capovilla e outros. ALFABETO – AS CONSOANTES – LETRA “J”. 

AVALIAÇÃO DA ATIVIDADE

Acreditamos que nossa aula foi muito legal, pois as crianças participaram com
alegria ( a maioria nunca tinha ficado na frente do computador).
Elas ainda não conheciam a música do JACARÉ que trabalhamos... e conhecê-la
através do vídeo do youtube foi o máximo!
E quando começaram a jogar???  Foi uma graça... um querendo ajudar o outro...  

   

Nenhum comentário:

Postar um comentário