quinta-feira, 4 de outubro de 2012

ATIVIDADE 3.4

CURSO: APRENDENDO E ENSINANDO COM AS TIC.
GRUPO: IÊDA, DALVA, MARCELA, ELISA E VANILDE.
TUTORA: CRISTIANE VICENTE.

ATIVIDADE 3.4
DESENVOLVIMENTO DE PROJETO DE TRABALHO EM SALA DE AULA COM A INTEGRAÇÃO DE TECNOLOGIAS AO CURRÍCULO.

Desenvolvemos, com as crianças do Infantil IV, da Professora Vanilde, o Projeto envolvendo os conteúdos:

·       Formas Geométricas: Círculo, triângulo, retângulo, e quadrado.
·       Cores.
·       Ser diferente e normal.

A realização deste Projeto tem por objetivos:
·       Perceber que os objetos da cultura humana são compostos por formas geométricas.
·       Identificar as formas geométricas: (Círculo, triângulo, retângulo e quadrado.) contidas na sala de aula. (janela, relógio, armário, mesa...) destacando suas cores.

 Perguntarmos às crianças:
_Vocês sabem o que são formas geométricas?
_Onde podemos visualizá-las?
Distribuímos blocos lógicos nas mesinhas das crianças e dissemos:
_Com a mão direita peguem um quadrado azul:
_Com a mão esquerda peguem um círculo vermelho...
_Qual é o mais grosso?
_Qual é o maior?...
Passeamos pela escola e observamos as formas geométricas contidas nos espaços: (portas, latões, piso etc.)
 As crianças contornaram o formato das peças dos blocos lógicos.
Exibimos, no telão, o filme em DVD Pink Dink Doo “Cadê os meus sapatos?”
Explicamos às crianças que PINK significa cor-de-rosa em inglês.
DINK DOO- é sobrenome, ou seja, nome de família.
Sim Senhore Positoni, como ela diz, é o mesmo que sim! Positivo!
Mostramos, no computador, fotos de porquinhos da Índia (que aparecem no filme) e dizer que muitas pessoas os têm como animais de estimação.
www.google.com.br/search?q=porquinho da índia
Questionamos:
_Quem é PINK DINK DOO? (É uma menina “inventora de histórias”.)
_Qual a diferença entre história inventada e história real?
_Qual é a cor do vestido de PINK? (Roxo)
_Sabemos que Pink, em inglês significa cor de rosa. Por que será que seu vestido é roxo? (Ela não gosta de rosa).
_Como é o relacionamento de Pink com seus familiares? (Muito bom, carinhoso...)
_Onde Pink conta suas histórias para seu irmãozinho e para o porquinho da índia? (Na caixa de histórias)
_O que acontece quando o porquinho da índia sopra a corneta? (É porque lá vem palavra nova)
_Qual o significado de exasperada? (irritada, zangada)
_O que acontece com Pink quando tem uma grande ideia? (sua cabeça fica enorme).
_Utilizando algumas formas geométricas, vamos desenhar Pink Dink Doo dentro do quadrado?
_Como no filme Pink Dink Doo, vamos circular as figuras de “coisas que servem para usar?”.



_Estamos estudando algumas formas geométricas... Que tal contornar um círculo e preenchê-lo com a letra inicial do seu nome?



_Pink gosta muito de brincar... Vamos desenhar um triângulo ao lado das “coisas que servem para comer”? (usar carimbos para que as crianças realizem a atividade).


Depois de alguns dias, exibimos o novamente filme em DVD Pink Dink Doo “Cadê os meus sapatos?”.
Pedimos que as crianças prestassem bastante atenção nos desenhos que Pink faz, no formato de seu corpo e dos demais personagens que aparecem na história...(todos têm formatos de círculos, retângulos, triângulos, quadrado...)
_Sabemos que as formas geométricas são muito importantes para a humanidade. Vamos desenhar, dentro do círculo, objetos que contenham algumas delas?
Conversamos sobre o significado de “SER DIFERENTE É NORMAL”
Dissemos às crianças que Pink tem amigos baixos, altos, negros, brancos, cadeirantes... Deixamos claro que não devemos ter preconceito e que o amor, o respeito, a amizade e o carinho são muito importantes em todos os relacionamentos.
As crianças desenharam no quadro os personagens da história, destacando as formas geométricas e as diferenças existentes entre eles...
Levamos as crianças ao LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA, para que brincassem com joguinhos que envolvem FORMAS GEOMÉTRICAS e CORES.







 



 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário